Não é de hoje que o chinelo das Havaianas vem sendo considerado item fashionista no mundo da moda. E de acordo com a Lyst, a maior e mais inteligente plataforma de moda do mundo, o calçado super informal é o item fashion do momento! O chinelo lidera o ranking das marcas e produtos mais desejados estando à frente de marcas como Saint Laurent, The Row, Nike, Ralph Lauren e Coach.
O calçado, que é sucesso tanto no Brasil como no exterior, foi apontado na Semana de Moda de Copenhagen, na Dinamarca, em agosto, como o item mais em alta da temporada. Sendo incorporado ao visual das dinamarquesas e também hit no verão europeu.
O sucesso foi tanto entre as escandinavas que a marca lançou um modelo exclusivo para a fashion week em colaboração com a marca Zellerfeld, feito em 3D e com bico arredondado. Um pouco mais exótico, digamos, mas mantendo as tiras finas características do calçado.
Mas vamos combinar que o chinelo tem hora e lugar para ser usado. Eu mesma me sinto à vontade em momentos que pedem os pés mais descontraídos, como praia, clube ou até mesmo em casa ou uma ida até a padaria…
Incorporá-los ao dia a dia já acho que beira o excesso da informalidade e até mesmo do descuido. Um ambiente de trabalho, por exemplo, não é lugar para usar um chinelo de dedo de borracha. Já em uma fashion week, tem certas produções que são feitas pra chocar ou chamar a atenção, tudo é estratégia! Não se iluda.
Já com o final do ano chegando, teremos a liberdade poética de usar os chinelos como item obrigatório, em especial nas produções em viagens de praia, com réveillon pé na areia. Neste caso, prefira os modelos mais tradicionais para um visual mais descolado.
E você, usaria um chinelo de dedo em qualquer ocasião? Me conta!
O ranking Lyst Index
Lyst Index é um ranking trimestral das marcas e produtos mais quentes da moda, compilados pela Lyst, a maior plataforma de moda do mundo. Além dos chinelos de dedo das Havaianas, a lista traz o loafer da Saint Laurent, um modelo de mocassim que imprime tradição e que foi copiado mundo afora.
Para encontrar os produtos mais quentes do mundo, a fórmula da Lyst filtra mais de 8 milhões de itens por volume de menções em rede social, além de pesquisas e visualizações de páginas, interações e vendas.
Integram ainda a lista de peças-desejo do momento, um suéter da COS, outro mocassim da The Row, marca hypada das gêmeas Olsen, um vestido mídi listrado da Polo Ralph Lauren e acreditem se quiser: o tênis Nike Shox! Sim, o modelo que foi sucesso absoluto nos anos 2000 está voltando com tudo! Prepare-se.


