Elegante sem salto? Vem que te mostro como

Leia neste post

Compartilhe

Uma mulher para ficar elegante não precisa necessariamente utilizar salto alto. Os sapatos baixos, além de serem confortáveis, também são considerados sinônimos de beleza, estilo e charme. E isso não é de hoje, grandes ícones da moda como a norte-americana Jacqueline Onassis, viúva do presidente John F. Kennedy, e a atriz Audrey Hepburn conseguiam ficar fantásticas com calça capri, sapatilhas e camisa branca.

Ao se tornar primeira-dama da França em 2008, durante o mandato do marido, o então presidente Nicolas Sarkozy, a ex-modelo e cantora Carla Bruni mudou o status da sapatilha e integrou a lista das mulheres mais elegantes de Paris (e sem salto!). Adepta dos sapatos baixos, Carla Bruni faz o estilo clássico e chique sempre com os pés nos chãos, mostrando que não é necessário um salto alto para ficar sofisticada, basta saber usar. A ex-modelo usava sapatilhas em todas as oportunidades em eventos oficiais, no dia a dia e até em bailes de gala. Além disso, a senhora Sarkozy abusa dos flats (sapatilhas) para não ficar mais alta que o marido.

Os sapatos baixos podem ser usados em festas sociais, casamentos e até em eventos descontraídos desde que tome cuidado com a textura do material. Caso a ocasião seja formal e você não queira usar saltos, as sapatilhas e slingbacks em verniz ou tecido são indicados para compor uma produção mais sofisticada.

Os locais de trabalho também permitem abusar dos sapatos baixos, e atualmente temos tantas opções que vão além da tradicional (e às vezes sem graça) sapatilha. O conforto deve estar em primeiro lugar, por isso, se você trabalha muito tempo sentada evite usar sapatos apertados, opte por modelos mais confortáveis e maleáveis. Os mocassins são elegantes e trazem peso para o visual. 

As sandálias baixas também tomaram conta dos pés das mulheres de todos os estilos, sejam descoladas ou clássicas. Os modelos transitam com desenvoltura em situações do cotidiano e em ocasiões mais formais, a diferença está no material da sandália e como coordená-la com o restante da produção.

Com tantas alternativas para ficar elegante sem salto alto, não existe desculpa para não investir nos sapatos baixos. Os modelos são super femininos e deixam as mulheres impecáveis quando o assunto é estilo.

SAPATILHA

Com o surgimento do balé clássico, as sapatilhas apareceram pela primeira vez com o nome de ballerinas, para dar leveza ao movimento das bailarinas e como eram de ponta permitiam impulsionar movimentos técnicos. O modelo foi além dos palcos e tornou objeto de desejo feminino quando Brigitte Bardot apareceu no filme “E Deus criou a mulher” com uma ballerina vermelha. Em 1957, Audrey Hepburn eternizou a sapatilha no filme “Cinderela em Paris”. O modelo é um curinga e voltou com tudo há algumas coleções! Com a variedade de modelos, evite os muito tradicionais de biquinho redondo que são comun​s e podem envelhecer. Aposte em acabamentos diferenciados, como metalizado, verniz e até mesmo nos estampados.

OXFORD

O sapato masculino ganhou força total nos pés femininos. O modelo Oxford chegou a ser considerado  a nova sapatilha pela versatilidade, pois permite criar produções estilosas com peças em alfaiataria ou até mesmo um contraste com peças mais fluidas e românticas para sair do óbvio. O modelo surgiu na Inglaterra no século XVII e recebeu esse nome porque ficou muito popular entre os alunos da Universidade de Oxford.

MOCASSIM

Os mocassins são clássicos, discretos e confortáveis. Febre no final da década de 1980, o modelo fez um retorno triunfal ao guarda-roupa feminino nos últimos anos e temos modelos lindos nas coleções atuais e que atualizam qualquer produção. Em cores discretas, metalizados ou estampados, são versáteis e podem ser usados com bermudas, saias, vestidos e calças ou seja: um curinga no closet. O mocassim é um sapato criado pelos índios norte-americanos com casca de árvore e couro de animal. E para o verão os modelos com franjas e bordados estão com tudo. Uma ótima pedida para atualizar o visual básico e incluir um pouco de estilo nos pés.

RASTERINHA

A cada temporada de verão os modelos ficam caprichados para quem gosta de deixar os pés a mostra. E as coleções da temporada de 2026 têm opções para todos os gostos, mas um modelo em especial promete dominar os pés: o toe-ring, ou seja, a sandália com anel no dedão.

A tendência é democrática e combina desde um jeans com camiseta básica até vestido e saia florais. Minimalista, o modelo está disponível nas grifes internacionais, como Tory Burch e Rodebjer, e por aqui já vemos uma enxurrada de modelos na Arezzo, Corello e nas lojas de departamento. Basta escolher uma pra chamar de sua.

Mas como o modelo deixa os pés em evidência, para desfilar com uma rasteirinha, cuide para que as unhas estejam impecáveis. Deixe os pés bem cuidados com hidratação para evitar ressecamento do calcanhar e lembre-se de manter as unhas limpas e cortadas. Parece óbvio, eu sei, mas não custa reforçar.

Os sapatos baixos além de serem confortáveis, também são considerados sinônimos de beleza, estilo e charme.

🔗 Pinterest
🔗 Threads
🔗 Whatsapp
🔗 E-mail
Comentários

O que achou desta matéria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Elegante sem salto? Vem que te mostro como

Sapatos baixos, como sapatilhas, oxford, mocassins e rasteirinhas, são sinônimos de conforto, estilo e elegância, podendo ser usados em diversas ocasiões, desde o dia a dia até eventos formais, sem a necessidade de saltos altos.

[+] Leia mais

instagram: