Ora, bolas! E não é que chegou a vez de a estampa de poá ter seu lugar ao sol? A padronagem, que nem sempre é amada pela maioria das pessoas, foi sucesso no street style da Semana de Moda de Copenhaguen, na Dinamarca, no início de agosto, e promete ser a escolha do verão já pintando de preto e branco as vitrines e coleções por aqui.
Criativa demais para alguns e caricata para outros, o poá figura na lista de estampas clássicas, mas desde o seu surgimento na Europa do século XIX nem sempre foi bem vista por estar relacionada à doenças de pele, ou seja, nem todo mundo queria usar uma estampa que tivesse tal conotação.
A popularização só veio no século XX entre as décadas de 1920 e 1950 em vestidos femininos e leves. Marilyn Monroe e Audrey Hepburn foram algumas das estrelas que usaram a padronagem que caiu nas graças de mulheres de todo o mundo.
A estampa pintou as coleções de verão de Carolina Herrera, Fendi e Moschino em produções elegantes, modernas e até descoladas, trazendo jovialidade para o poá que cá entre nós tem aquele perfume vintage. Quem lembra o vestido marrom de bolinhas brancas usado por Júlia Roberts no filme “Uma Linda Mulher”?! E de Lady Di esbanjando elegância em vestidos de ombros bem marcados nas décadas de 1980 e 1990?! Aliás, princesa Diana era uma entusiasta da estampa tanto em compromissos reais, em vestidos de galas, quanto no dia a dia em produções descomplicadas.
Mas se quer fugir de ar retrô a la Minnie Mouse, aposte em designs com toque mais moderno por meio de silhuetas frescas. Se você tem um estilo mais criativo, brincar com mix de estampas é uma ótima forma de atualizar o poá, mesmo que seja com uma simples camiseta estampada. Cores vibrantes, como rosa, vermelho, amarelo e roxo, são uma boa pedida para um visual moderno. Ou vale ainda apostar na estampa já colorida e brincar com tom sobre tom e neutros.
COMO USAR
Se você segue a linha mais discreta e quer apostar na estampa, a primeira dica é escolher uma padronagem de bolinhas menores, pois as grandes chamam bastante atenção.

ESTAMPA LOCALIZADA
Um ponto importante para levar em consideração é que estampa, principalmente com fundo claro, costuma chamar a atenção para a região aplicada. Então se você tem quadril largo, por exemplo, e quer disfarçar a região, aposte na estampa na parte superior, e vice-versa no caso de seios volumos ou ombros largos.

NOS PÉS
Se você não é muito adepta da estampa, mas gostaria de incluí-la no visual, uma sugestão é apostar em um sapato estampado. A alternativa confere criatividade ao visual e atualiza a mais básica das produções. Eu adoro esse truque de styling para dar mais bossa ao look do dia a dia.
Mocassim, sapatilha transparente com poás, sandálias de cetim e slingbacks são boas opções de modelos para começar.
E aí, essa é uma estampa que você gosta ou passa? Mas importante lembrar que antes de comprar uma peça só porque está em alta, vale entender se ela combina com 3 ou mais itens do seu guarda-roupa, hein?!


“
Se você tem um estilo mais criativo, brincar com mix de estampas é uma ótima forma de atualizar o poá.
@Daniela Gaia